Registro SIGEP (Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos) com o Nº :
Não
Sítio pertence a um geoparque ou proposta de geoparque:
Sim (Serra do Sincorá - BA)
Localização
Latitude:
-12.929076195
Longitude:
-41.364421844
Datum:
Córrego Alegre
Cota:
803 m
Estado:
BA
Município:
Mucugê
Distrito:
Local:
Ponto de apoio mais próximo:
Projeto Sempre Viva
Ponto de referência rodoviária:
Projeto Sempre Viva
Acesso:
Acesso de dificuldade moderada, se dá através de uma estrada não pavimentada, com cerca de 2 km de comprimento, que cruza a BA-142 e leva até uma trilha, de onde caminha-se por um trajeto com 6,5 km de extensão.
Imagem de identificação
Resumo
Resumo
Sítio situado no leito do rio Paraguaçu, logo a montante do ponto onde este rio adentra o vale de paredões escarpados, que se avista da Rampa do Caim. Nesse local existiu, nos idos do século XIX, um dos principais garimpos da Chapada Diamantina, conforme relatos de Teodoro Sampaio, que foi um dos primeiros autores a descrever a área, em 1880. Ao longo da trilha de acesso ao local, percorre-se uma extensa zona de cisalhamento, com atitude geral N0-20E/vertical. No que se refere à litologia, pode-se observar na trilha uma sequência de meta-arenitos rosados, passando, localmente, para uma sequência de conglomerados com seixos subangulosos a subarredondados, com uma matriz constituída pelo meta-arenito rosado. O leito fluvial apresenta um condicionamento estrutural.
Abstract
Site located on the Paraguaçu River, just upstream from the point where this river enters the valley with steep walls, which can be seen from Rampa do Cain. In this place, in the late 19th century, one of the main mines in Chapada Diamantina existed, according to reports by Teodoro Sampaio, who was one of the first authors to describe the area, in 1880. In the trail is possible to see an extensive shear zone, with general attitude N0-20E/vertical. Regarding to the lithology, a sequence of pinkish meta-sandstones can be observed on the trail, passing, locally, to a sequence of conglomerates with subangular to subrounded pebbles, with a matrix constituted by pinkish meta-sandstone. The riverbed presents a structural conditioning.
Tipo e dimensões do afloramento, contato, espessura, outras informações descritivas do sítio.
:
O sítio é um corredor profundo (canyon), estreito e , onde se precipita o rio Paraguaçu. O leito, comprimido entre paredões alcantilados, dos quais o da direita com cerca de 80 metros de altura é o mais a pique, tem uma largura variável de 70 a 25 metros.
FR1a - Planícies Aluviais (planícies de inundação)
Local: Planície aluvial do rio Guaporé. Mun. de Costa Marques (RO).
Foto: Amilcar Adany.
FR1a - Planícies Aluviais (planícies de inundação):
Superfícies sub-horizontais constituídas de depósitos arenosos ou areno-argilosos, bem selecionados, situados nos fundos de vales, episodicamente inundáveis.
FR1b - Terraços Fluviais
Local: Vale anticlinal do rio da Conceição. Mun. de Santa Bárbara - Quadrilátero Ferrífero (MG).
Foto: Ivete de Souza Almeida.
FR1b - Terraços Fluviais:
Superfícies sub-horizontais de depósitos arenosos ou areno-argilosos, bem selecionados e posicionados em cotas mais elevadas que as planícies de inundação. Representam paleo-planícies de inundação, hidrologicamente inativas. O rebaixamento do nível de base local transformou estas antigas formas deposicionais em feições submetidas à erosão e acima da cota máxima das cheias sazonais. Consistem de depósitos aluviais que se encontram nas encostas de um fundo de vale.
FR1c - Rampas de colúvio
Local: Domínio de mar-de-morros do Vale do rio Paraíba do Sul. Mun. de Valença (RJ).
Foto: Marcelo Eduardo Dantas.
FR1c - Rampas de colúvio:
Superfícies deposicionais ligeiramente inclinadas (5° a 10°) constituídas por depósitos de encosta que entulham os fundos de vales fluviais, areno-argilosos a argilo-arenosos, mal selecionados, em interdigitação com depósitos praticamente planos as planícies aluviais.
FR1g - Alvéolos
Local: Planalto dissecado da Região Serrana. Localidade de Vieira. Mun. de Teresópolis (RJ).
Foto: Marcelo Eduardo Dantas.
FR1g - Alvéolos:
Representam seções alargadas dos fundos de vales devido a processos de migração lateral do canal, geralmente entulhado de sedimentos. Freqüentemente, os alvéolos são produzidos em bacias suspensas, imediatamente a montante de estrangulamentos do vale associados com níveis de base locais.
FR12b - Sumidouro
FR12b - Sumidouro:
Ponto em que uma drenagem superficial é conduzida ou capturada ao meio subterrâneo, geralmente através de canais bem delineados, mas também de modo difuso. O súbito estrangulamento do canal de drenagem pode determinar a redução pontual da vazão (barramento), vinculando uma área de inundação (“overflow”) à montante.
Ilustração
Croqui esquemático de campo ilustrando aspectos gerais da Sibéria.
Geossítio localizado no município de Mucugê, onde operou nos idos do século XIX, um dos principais garimpos da Chapada Diamantina, conforme relatos de Teodoro Sampaio (1880), que foi um dos primeiros autores a descrever a área. O local está situado no leito do rio Paraguaçu, logo à montante do ponto onde este rio adentra o vale de paredões escarpados que se avista da Rampa do Caim.
Conforme descrito por Teodoro Sampaio (1880): "A mina da Nova Sibéria é um corredor profundo (canyon), estreito e tortuoso, onde se precipita o rio Paraguaçu, logo após o salto a que acima nos referimos. O leito, comprimido entre paredões alcantilados, dos quais o da direita com cerca de 80 metros de altura é o mais a pique, tem uma largura variável de 70 a 25 metros; mas parte dele permanece oculto ou subterrâneo, pois que os paredões À esquerda são mais ou menos solapados, e dão passagem às águas por ocasião de enchente, ou quando elas sobem pouco do nível ordinário". Ao longo da trilha de acesso ao local, percorre-se uma extensa zona de cisalhamento, com atitude geral N0-20E/90. No que se refere à litologia, pode-se observar na trilha uma sequência de meta-arenitos rosados, passando localmente para uma sequência de conglomerados com seixo subangulosos a subarredondados, com uma matriz constituida pelo meta-arenito rosado.
Toda a área está inserida dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina, constitui de um importante local de visitação do município de Mucugê, entretanto não está dotado de qualquer sistema de gestão ou controle de acesso de visitantes. Logo à montante da Sibéria esta situado o Mar de Espanha, que segundo Teodoro Samapaio (op cit), nada mais é do que "um trecho remansado do rio, entre 2 cachoeiras sucessivas", que foi outro ponto famoso nos primeiros tempos da mineração de diamantes.
Bibliografia
PEREIRA, R.G. F. A, Geoparks: Pathways to Internalize Sustainble Development in State of Bahia, Brazil, Revista Geoheritage, 2022.
PEREIRA, R.G.F.A. Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil). 2010. 295f. Tese (Doutorado) - Escola de Ciências, Universidade do Minho, Braga.
PEREIRA R.G.F de A, ROCHA A.J.D, PEDREIRA A.J (2017) Geoparque Serra do Sincorá, BA: Proposta. Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Salvador/BA - Brasil. http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/ handle/doc/18230, acesso em 08/06/2022
Sampaio, T. -1880- O Rio São Francisco e a Chapada Diamantina. Organização José Carlos Barreto de Santana- São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Conforme conversado com a população local, vem sendo realizado garimpo manual nas proximidades deste local. O lugar está situado no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina e constitui um dos pontos mais procurados de visitação do município de Mucugê.
Valor Científico (indicativo do valor do conteúdo geocientífico do sítio ou do elemento geológico)
Ítem
Peso
Resposta
Valor
A1 - Representatividade
30
O local ou elemento de interesse é um bom exemplo para ilustrar elementos ou processos, relacionados com a área temática em questão (quando aplicável)
2
A3 - Reconhecimento científico
5
É um sítio já aprovado pela SIGEP e/ou existem artigos sobre o local de interesse em livro, em revistas científicas internacionais...
4
A4 - Integridade
15
O local de interesse não está muito bem preservado, mas os principais elementos geológicos (relacionados com a categoria temática em questão, quando aplicável) ainda estão preservados
2
A5 - Diversidade geológica
5
Local de interesse com 5 ou mais tipos diferentes de aspectos geológicos com relevância científica
4
A6 - Raridade
15
Existem, na área de estudo, 2-3 exemplos de locais semelhantes (representando a categoria temática em questão, quando aplicável)
2
A7 - Limitações ao uso
10
É possível fazer amostragem ou trabalho de campo depois de ultrapassar as limitações existentes
2
A2 - Local-tipo
20
Não se aplica.
0
Valor Científico
180
Risco de Degradação (dos valores geológicos retratados no sítio ou no elemento geológico)
Ítem
Peso
Resposta
Valor
B1 - Deterioração de elementos geológicos
35
Possibilidade de deterioração dos principais elementos geológicos
3
B2 - Proximidade a áreas/atividades com potencial para causar degradação
20
Local de interesse situado a menos de 500 m de área/atividade com potencial para causar degradação
3
B4 - Acessibilidade
15
Local de interesse acessível por veículo em estrada não asfaltada
2
B5 - Densidade populacional
10
Local de interesse localizado num município com 100-250 habitantes por km2
2
B3 - Proteção legal
20
Não se aplica.
0
Risco de Degradação
215
Potencial Valor Educativo e Turístico (indicativo de interesse educativo e turístico associado ao valor científico do sítio, sujeito à análise complementar dos setores competentes)
Ítem
P.E
P.T
Resposta
Valor
C1 - Vulnerabilidade
10
10
Possibilidade de deterioração de todos os elementos geológicos por atividade antrópica
1
C2 - Acesso rodoviário
10
10
Local de interesse localizado a menos de 100 m de uma estrada asfaltada com local para estacionamento de veículos
4
C4 - Segurança
10
10
Local de interesse com infraestrutura de segurança (vedações, escadas, corrimões, etc.), rede de comunicações móveis e situado a menos de 25 km de serviços de socorro
3
C5 - Logística
5
5
Existem restaurantes e alojamentos para grupos de 50 pessoas a menos de 15 km do local de interesse
4
C6 - Densidade populacional
5
5
Local de interesse localizado num município com 100-250 habitantes por km2
2
C7 - Associação com outros valores
5
5
Existem diversos valores ecológicos e culturais a menos de 20 km do local de interesse
3
C8 - Beleza cênica
5
15
Local de interesse habitualmente usado em campanhas turísticas do país, mostrando aspectos geológicos
4
C9 - Singularidade
5
10
Ocorrência de aspectos únicos e raros na região
2
C10 - Condições de observação
10
5
Existem obstáculos que praticamente impossibilitam a observação dos principais elementos geológicos
1
C11 - Potencial didático
20
0
Ocorrência de elementos geológicos que são ensinados no ensino superior
1
C13 - Potencial para divulgação
0
10
Ocorrência de elementos geológicos que são evidentes e perceptíveis para todos os tipos de público
4
Valor Educativo
185
Valor Turístico
250
Classificação do sítio
Relevância:
Sítio da Geodiversidade Relevância Nacional
Valor Científico:
180
Valor Educativo:
185 (Relevância Regional/Local)
Valor Turístico:
250 (Relevância Nacional)
Risco de Degradação:
215 (Risco Médio)
Recomendação
Urgência à Proteção global:
Necessário a médio prazo
Urgência à Proteção devido a atividades didáticas:
Necessário a médio prazo
Urgência à Proteção devido a atividades turísticas:
Necessário a médio prazo
Urgência à Proteção devido a atividades científicas:
Necessário a médio prazo
Unidade de Conservação Recomendado:
UC de Proteção Integral -
Justificativa:
Coordenadas do polígono de proteção existente ou sugerido