Projeto de Educação Ambiental - Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina
O Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Carbonífera de Santa Catarina foi criado para desenvolver atividade socioambiental, abrangendo os proprietários das áreas e a comunidade do entorno. Os objetivos principais são:
- Apresentar o SGB e as atividades de Recuperação Ambiental de áreas degradadas por carvão as comunidades da Bacia Carbonífera;
- Mostrar a importância de conhecer a história local – O Carvão Mineral e como ocorreu o desenvolvimento econômico e social da Bacia Carbonífera.
O PEA está compreendido dentro do Plano de Monitoramento Ambiental das áreas recuperadas pela união, cujos projetos referentes as extintas empresas Treviso S. A. e a CBCA são executados e fiscalizados pelo Serviço Geológico do Brasil.
Este projeto está em curso desde 2020, as atividades foram iniciadas através do projeto Piloto desenvolvido na rede de educação municipal de Treviso – SC (Figura 1). O PEA pretende compreender os municípios da Bacia Carbonífera de Santa Catarina com áreas a recuperar pela União, atualmente temos áreas em fase de monitoramento nos munícipios de Siderópolis (Áreas Beluno e Ex-Patrimônio) e Treviso (Rio Pio).
A duração prevista para execução de atividades nos munícipios é de no mínimo 5 anos (tempo de duração do monitoramento ambiental de cada área recuperada) em cada município após a entrega de área com obras de recuperação finalizadas.
O público alvo principal são alunos do ensino fundamental I e professores da rede pública municipal, as turmas são escolhidas e organizadas em conjunto com a secretaria de educação municipal de cada prefeitura participante do projeto.
As principais atividades ofertadas aos professores são cursos de atualização em geociências (Figura 2), com oficinas práticas (Figura 3) e visitas as áreas recuperadas na bacia carbonífera de Santa Catarina e/ou simpósios (palestras) sobre os projetos de recuperação de áreas degradadas pelo carvão do Serviço Geológico do Brasil.
Quanto aos alunos, são ofertadas oficinas de fósseis do SGBEduca para os anos iniciais (Figura 4) e palestras sobre o carvão mineral e as obras de recuperação ambiental executadas pelo SGB para os anos finais do ensino fundamental I (Figura 5). De acordo com a disponibilidade e o tempo na época da execução das atividades as turmas são guiadas por visitas as áreas já recuperadas no seu município pelos responsáveis técnicos do SGB.