Seca no Pantanal 2024

Seca no Pantanal 2024

O SGB opera o sistema de alerta hidrológico no rio Paraguai desde 1994.

No período chuvoso de 2023/2024 estão sendo registrados déficits de precipitações da ordem de 300 mm, o que indica que foi observado apenas 60% das chuvas esperadas para o período chuvoso, que se iniciou em outubro de 2023. Tal condição, tem potencial de provocar uma estiagem bastante severa neste ano, tendo o segundo semestre de 2024, como seu período mais intenso.

O SGB tem participado de fóruns de preparação para enfrentamento desta situação e apresenta seus principais produtos que podem auxiliar na tomada de decisão de diversos setores, incluindo-se saneamento, navegação e agricultura, por exemplo, contribuindo com a mitigação dos danos decorrentes de uma potencial seca na região.

SACE: A Plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico

Clique nos links e confira, os boletins de monitoramento e alerta, contendo previsões de níveis dos rios, dados de chuva e níveis dos principais rios do Pantanal.

Acesse aqui.

Fóruns de debates sobre a Seca no Pantanal

O SGB tem participado de fóruns sobre a Seca no Pantanal.

Sala de Crise Coordenada pela ANA. Acesse aqui.

Rede Hidrometeorológica Nacional

A Rede hidrometeorológica nacional é gerenciada pela Agencia Nacional de Águas e Saneamento e operada em grande parte pelo SGB. Os dados desta rede são a base do conhecimento hidrológico e usados por exemplo para: avaliação da disponibilidade hídrica, dimensionamento de estruturas de aproveitamento de recursos hídricos, operação de sistemas de alerta de eventos críticos e gerenciamento de recursos hídricos.

Para acessar a série histórica dos dados desta rede, clique aqui.

SIAGAS

O SGB possui o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas – SIAGAS que consiste num repositório de poços perfurados no Brasil. Este sistema é importante numa seca severa para identificação de poços que poderão ser usados como fonte de abastecimento.

Acesse aqui.

RIMAS

O SGB mantém a Rede de Monitoramento de Águas Subterrâneas – RIMAS nos principais aquíferos sedimentares livres brasileiros.

Para acompanhar a evolução do nível dos aquíferos na bacia do rio Paraguai clique aqui.

Os dados do SIAGAS e RIMAS podem ser consultados na forma de Dashboard. Acesse aqui.

Mapas Hidrogeológicos

O SGB elabora mapas hidrogeológicos que traduzem, em escala de planejamento, o potencial de recursos hídricos subterrâneos.

Na região da bacia do rio Paraguai foram elaborados:


Veja também: Monitoramento Hidrológico por Sensoriamento Remoto

  • Imprimir