Municípios da Serra Gaúcha recebem nesta semana especialistas em pós-desastre

Terça-feira, 04 de junho de 2024

Municípios da Serra Gaúcha recebem nesta semana especialistas em pós-desastre

Serviço Geológico do Brasil realiza estudos nas cidades de São Francisco de Paula, Gramado e Canela para avaliar impactos das fortes chuvas que afetaram a região

Foto: Divulgação SGB

Porto Alegre (RS) – Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizam nesta semana as ações de pós-desastre nos municípios de São Francisco de Paula, Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. Há também especialistas atuando em Doutor Ricardo, no Vale do Taquari.

O objetivo é analisar os processos geológicos e hidrológicos que ocorreram nas cidades após as chuvas intensas e avaliar se existem outros locais com instabilidade geológica-geotécnica, com riscos de alagamentos, deslizamentos, quedas de blocos, rastejos, entre outros movimentos de massa.

“Com esses estudos, damos continuidade ao trabalho que começamos na semana passada em atendimento às demandas municipais. A partir do registro e caracterização dos processos — com drones, fotografias e análises in loco – vamos elaborar relatórios para cada município analisado, com informações técnicas que podem embasar ações para prevenção, enfrentamento e resposta a desastres”, explica o pesquisador Douglas Cabral, coordenador-executivo do Departamento de Gestão
Territorial do SGB.

Os dados também contribuem para a definição de critérios para disponibilização de recursos públicos destinados ao financiamento de intervenções nas áreas afetadas por eventos geológicos adversos.

Serão analisadas áreas habitadas, indicadas pelas prefeituras, que sofreram perdas ou danos devido às chuvas intensas. Após o trabalho de campo, as informações são analisadas e consolidadas em relatórios. Nesses documentos, o SGB também sugere ações de curto prazo, além de contribuir para a elaboração de projetos estruturantes e não estruturantes para responder ao desastre e evitar (ou atenuar) novas ocorrências.

Relatórios entregues para cidades do Vale Taquari

Desde o dia 27 de maio, equipes do SGB iniciaram o atendimento pós-desastre em cidades gaúchas afetadas por enchentes e deslizamentos de terra. Já foi publicado o relatório da avaliação para o município de Cruzeiro do Sul. As outras cidades contempladas com os estudos são: Putinga, Arvorezinha, Marques de Souza, Encantado e Roca Sales, no Vale do Taquari, além do município de Lindolfo Collor.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Estudo alerta para risco geológico em áreas atingidas pelas chuvas em Cruzeiro do Sul (RS)

>>Aplicativo indica áreas de risco no Brasil com colaboração de cidadãos

>>Especialistas em pós-desastres começam a atuar em cidades afetadas por enchentes e deslizamentos no Rio Grande do Sul

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir