Serviços
O Serviço de Atendimento aos Usuários - SEUS é um canal de comunicação com as bibliotecas do SGB/CPRM para a obtenção de informações sobre produtos e serviços. Entre em contato via seus@sgb.gov.br, caso deseje solicitar informações sobre documentos técnicos em geociências constantes no acervo da Rede Ametista e produtos do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM.
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 16h
Normalização bibliográfica é a atividade de aplicação de normas para padronizar publicações, visando melhorar ou manter sua qualidade, evitar a duplicidade de fontes, proteger direitos autorais e atestar a veracidade das informações.
O serviço de normalização bibliográfica – realizado pelos bibliotecários da Rede Ametista – é oferecido para publicações do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM. A normalização das publicações garante a padronização da publicação institucional e segue os requisitos adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, além dos padrões adotados pela Rede Ametista, de forma a assegurar o emprego uniforme das normas. Consulte um bibliotecário da Rede Ametista para saber mais.
Respeitando a Política Nacional do Livro, Lei nº 10.753 de 30 de outubro de 2003, as bibliotecas da Rede Ametista são responsáveis por solicitar a atribuição do International Standard Book Number - ISBN para os produtos institucionais gerados pelos usuários internos no âmbito do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM.
A solicitação do ISBN deve ser enviada para a biblioteca da unidade regional, contendo todos os dados exigidos pela Câmara Brasileira do Livro - CBL. Recomenda-se que o ISBN seja solicitado ao bibliotecário ao fim do processo de editoração da publicação.
A solicitação deve ser feita para o e-mail da biblioteca de sua unidade, cumprindo os seguintes critérios:
- Folha de rosto com a autoria completa (contendo autor, título, local, ano de publicação, editora e logomarca do SGB).
- Publicação impressa: total de páginas e tiragem. Publicação digital: tamanho do arquivo final (inclusa a capa) em kilobytes.
- Informar o tipo de suporte em que será disponibilizada a publicação.
- Informar se a publicação será comercializada.
A ficha catalográfica é um instrumento que contém os dados padronizados e essenciais para a identificação de uma publicação. Sua elaboração é uma atribuição exclusiva do profissional bibliotecário, que segue diretrizes internacionais para a composição da ficha.
No âmbito do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, as bibliotecas da Rede Ametista são as responsáveis pela elaboração da ficha catalográfica de todos os produtos institucionais.
As solicitações devem ser enviadas para o e-mail da biblioteca de sua unidade, cumprindo os seguintes critérios:
- A ficha catalográfica deve ser solicitada na fase final da editoração, quando a publicação já contar com ISBN e não for passar por alterações.
- Para publicações impressas, deve ser informado o total de volumes e a numeração da publicação, caso exista.
O Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.
Entre os documentos acessíveis, encontram-se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.
A solicitação de cópias deve ser enviada para a biblioteca da unidade regional, contendo os seguintes itens:
- Nome(s) do(s) autor(es);
- título da obra (artigo, tese, trabalho em congresso);
- local de edição (no caso de congressos);
- data; e
- paginação.
O Serviço Geológico do Brasil - SGB agora é membro da Open Researcher and Contributor iD - ORCID, uma organização global sem fins lucrativos responsável pelo ORCID iD.
O que é ORCID iD?
É um identificador alfanumérico único e persistente, fornecido a cada pesquisador (autor) cadastrado que o diferencia de todos os outros pesquisadores. Você pode reunir em seu iD suas informações profissionais — afiliações, bolsas, publicações, revisões por pares –, facilitando sua identificação nacional e internacional e a identificação de sua produção, mesmo com as diversas formas variantes do seu nome.
A abrangência do ORCID iD é mundial e o perfil do pesquisador atua como um currículo acadêmico internacional, contribuindo com a visibilidade de sua produção.
Quais as vantagens de ser um membro institucional ORCID?
Possibilidade de integração de dados com outros sistemas; disponibilização de relatórios gerenciais sobre produtividade científica; alinhar melhor sua estratégia de pesquisa, PID ou infraestrutura com os padrões da comunidade global.
A iniciativa de afiliação como membro institucional ORCID partiu da Divisão de Documentação Técnica (Didote), com apoio do Departamento de Informações Institucionais (Deinf) e da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG).
Em breve novas orientações e treinamentos serão realizados sobre o ORCID no Serviço Geológico do Brasil.
Vídeo tutorial
A Rede Ametista também realiza os serviços de:
- Pesquisa especializada;
- digitalização de obras, respeitando os direitos autorais;
- empréstimo de publicações;
- empréstimo entre bibliotecas;
- visita guiada; e
- treinamentos.